10 de nov de 2011

CABELO "CACHOS PERFEITOS"







Eles podem ser grandes, pequenos, definidos, bagunçados. Da maneira que for, os cabelos cacheados sempre chamam a atenção. Principalmente quando têm aspecto de fios saudáveis e bem cuidados.

É por isso que a hair stylist Kátia Freitas, do Salão da Praia, ensina dez maneiras para você deixar seus cachos perfeitos (sejam eles naturais ou fabricados) e, assim, desfilar linda por aí!
 Contrariando a ditadura dos cabelos escorridos, é cada vez mais comum as mulheres assumirem os cachos. Afinal, segundo pesquisa da L'Oreal, 48% das brasileiras têm os fios enrolados ou ondulados. E engana-se quem pensa que esse tipo de cabelo requer menos dedicação - a verdade é que para mantê-los bonitos e saudáveis são necessários vários cuidados, desde escolher o xampu adequado, utilizar o leave-in, fazer hidratação regularmente e lavar com menos freqüência. Nesta matéria, você vai encontrar dicas para deixar seus cabelos ao natural e esquecer de vez a chapinha.

Segundo Adriana Lobão, coordenadora técnica da rede Beleza Natural - especializada em cuidar de cabelos crespos -, o primeiro passo para deixar seus fios lindos é a lavagem. O ideal é que ela aconteça no máximo duas vezes por semana, caso contrário pode haver redução da oleosidade natural, deixando os fios muito secos. A especialista afirma que o ideal é utilizar o xampu duas vezes em cada lavagem. O condicionador tem que ser aplicado nos fios e pontas, nunca na raiz. Outro ponto importante: não se deve utilizar água quente e sim na temperatura do corpo.



“Quando o cabelo cacheado estiver extremamente ressecado recomenda-se fazer hidratação duas vezes na semana e evitar lavar diariamente porque o cloro e as temperaturas mais altas agridem os fios"


 Para quem gosta de praia, a profissional alerta: o sal do mar absorve a água do couro cabeludo e do fio, provocando ressecamento. Portanto, evite o contato dos fios com a água salgada e, após a praia, faça uma hidratação. Esse mesmo procedimento, realizado uma vez por semana, serve para amenizar o desgaste causado pelo sol. Os fios ficam mais bonitos se você não manuseá-los enquanto eles estiverem secando. "A oleosidade natural das mãos prejudica os cabelos e impede uma boa formação dos cachos", revela Adriana Lobão.










Os cabelos mais crespos exigem um cuidado maior. Conforme explica Ton Habermann, do TA3 Studio Hair Design, de São Paulo, contrariando o que a maioria das pessoas imagina, os fios das mulheres negras são mais frágeis e extremamente finos, portanto necessitam de produtos à base de queratina, bem como óleos essenciais para nutrir, dar brilho e maciez. A dica é usar xampus e máscaras que tenham em sua composição óleos, polímeros catiônicos, derivados de silicone e ativos lipídicos que protegem a fibra da umidade.
Neno Nunes, também do TA3, acredita que o leave-in é fundamental porque, além de funcionar como um complemento do tratamento, protege contra agentes naturais como o sol, mar, piscina, vento. Para quem não tem medo de assumir os cachos e, ainda por cima, adora ostentar uma bela juba, a dica é utilizar um mousse de volume, secar com o difusor (velocidade baixa) e ir amassando os cachos enquanto o cabelo seca. Quem possui comprimentos mais curtos pode usar bóbis finos ou babyliss para dar o acabamento.

Se vocês quer arrasar na balada, a dica de penteado do TA3 para os cabelos cacheados é usar o difusor ou babyliss para definir, prendendo os cabelos totalmente ou fazendo um semipreso.



Dicas de especialistas para deixar seu cabelo cacheado cheio de balanço e leveza



O hair stylist Edu Levy, do salão paulistano Saluvyté, dá as orientações básicas. Antes de qualquer coisa, um diagnóstico preciso do cabelo é fundamental. Quem tem os fios lisos e deseja esse visual encaracolado por mais tempo deve optar pela ondulação de longa duração, uma versão aperfeiçoada do antigo permanente, além de utilizar mousse para obter cachos mais definidos. 





Ativando os cachos

Quem tem o cabelo mais ondulado deve usar mousse ou ativador de cachos, mantendo-os definidos e controlados. Já as pessoas com fios muito crespos e volumosos podem optar por um permanente afro, a fim de controlar o volume e definir os cachos. Agora, se você fez uma escova definitiva, desista. "É complicado realizar algum processo químico em quem já tem cabelo alisado quimicamente. A pessoa até pode fazer esse look para uma festa ou um evento, com babyliss, mas o visual vai durar apenas um ou dois dias", enfatiza Edu.

Cor e corte

Quanto à coloração, Edu recomenda usar tons de marrom frios. "O marrom bege é uma ótima pedida e pode ser feito depois do permanente afro e da ondulação de longa duração, sem problemas", orienta.


Importante lembrar que o corte auxilia muito neste visual. Para o especialista, ao contrário do que se pensa, um cabelo reto e pesado desfavorece a formação de cachos. Assim, o ideal é fazer um corte com distribuição de volumes. "Uma dica importante é tomar cuidado para não repicar demais e perder a forma do cacho e o volume. A navalha não é bem-vinda nesse tipo de corte, o melhor é o uso da tesoura fio de navalha", recomenda Edu.
Volume e hidratação

Edy Clemente, do Werner, no Rio, reforça: se o cabelo for muito rebelde, o mais indicado é fazer um amaciamento leve na raiz somente para reduzir um pouco o volume. Quem tem um cabelo bem cacheado e volumoso como o da personagem de Taís Araújo precisa lançar mão de bastante hidratação, além de reconstrução e cauterização. Afinal, a oleosidade natural do fio crespo tem mais dificuldade de chegar da raiz até as pontas. "Assim os cachos estarão mais soltos e com a definição perfeita", diz.

Xampu e condicionador

Como esse tipo de cabelo tende a ser ressecado ou opaco, o xampu do dia a dia precisa ter hidratante e óleo na composição. O hair stylist Sylvio Rezende, do salão Tony by Sylvio Rezende, em São Paulo, dá a dica: é importante usar um produto sem sal, de pH 4 ou 5, para manter as escamas sempre fechadas. Não esquecer nunca do condicionador e, para dar a forma desejada, usar o difusor. "O ideal é secar mais a raiz e deixar as pontas semiúmidas. No final, mousse para tirar os efeitos de fios elétricos, apenas nas pontas. Evitar as pomadas porque elas bloqueiam a penetração de água", diz Sylvio. 


Dicas de cuidados

Outro ponto importante, de acordo com William Silva, do salão carioca Pedro Paulo Cabeleireiros: depois desses tratamentos alisantes, é prudente evitar clareamentos e luzes, que comprometem a ondulação. Edu Levy recomenda não fazer relaxamento à base de hidróxido de sódio e guanidina. Para que tem cabelo muito fino, tomar cuidado com o uso do leave-in, que deixa o aspecto pesado e oleoso. A hidratação semanal com linha específica para cabelos quimicamente tratados também deve ser prioritária.

Adriana Lobão, cabeleireira e coordenadora técnica da rede de salões Beleza Natural, especializada em cabelos cacheados, ensina como deixar o visual mais bonito: "Se você tem um compromisso à noite, lave os fios pela manhã com xampu e condicionador. Hidrate por 10 minutos na touca térmica ou 15 minutos na touca plástica. Enxague. Depois, penteie os fios com um pente de dentes largos, aplique o creme de pentear da sua preferência, amasse os cachos e deixe secar naturalmente. Antes de sair, solte os fios amassando-os novamente com as mãos."

Alongando as madeixas

Ok, a Taís Araújo não tinha todo aquele cabelão. Isso significa que, se você tem os fios médios, também pode optar pelo visual da atriz. Edy Clemente explica que, atualmente, existem técnicas muito naturais de alongamento. Ele recomenda a que utiliza cola de queratina, com cabelos naturais. O investimento vai de R$ 2 mil a R$ 4,5 mil.

O hair stylist Ruben Navarro, do Walter's Coiffeur do Shopping Leblon, no Rio, reforça que quem opta por essa alternativa deve ter cuidados redobrados. "Os fios são mais sensíveis, é preciso atenção ao lavar, secar, pentear e tratar". Ele afirma que é possível fazer chapinha e escova sem problema algum, mas há que se tomar cuidado na hora de enxaguar o cabelo para não deixar resíduos. Toda atenção na hora de desembaraçar e secar bem a raiz para não deixá-la molhada.

Para arrasar

Edy Clemente ensina como ficar com o visual Helena, de Viver a Vida: "Após o xampu, retire o excesso da água com uma toalha e aplique o leave-in mecha por mecha, evitando passá-lo na raiz. Amasse com uma toalha de baixo para cima. Querendo mais brilho, conclua com silicone ou óleo apenas nas pontas".


Os hair stylists Cardoso Pires e Leandro Stanich, do salão Beleza Carioca, lembram que, para um penteado modelado, vale recorrer ao babyliss, sem deixar de lado, claro, o ativador de cachos. Quem já possui volume natural e está satisfeita com o formato do penteado não precisa fazer mais nada, pois o frizz será evitado com o uso do ativador. Quem deseja o visual mais estruturado e duradouro, deve usar bons fixadores em spray.

Para quem se incomoda em sair de casa com os cabelos úmidos, a dica é usar o difusor. Mas antes passe um modelador de cachos à base de cerâmica, que não agride os fios nem deixa o calor sensibilizar e queimar as mechas. Mousse seguido de leave-in ajuda a produzir cachos suaves e naturais. Coloque os cabelos para baixo e deixe que o difusor seque naturalmente os fios. As dicas são de Sylvio Rezende




DICAS VALIOSAS

- Dê preferência a presilhas envoltas em tecido, que não repuxam nem arrebentam os fios. Cabelos crespos se partem com maior facilidade por terem menos elasticidade.

- Evite lavar a cabeça à noite. Mesmo se você for usar secador com difusor, as raízes nem sempre secam, ficando fragilizadas. Além disso, o travesseiro mantém uma temperatura ideal para a proliferação de fungos no couro cabeludo úmido.

- Pentes e escovas devem ser lavados pelo menos uma vez por mês. Deixe-os por quinze minutos em uma solução de água e xampu para eliminar a oleosidade. Depois enxague bem e deixe secar.

- Evite o uso excessivo de secador e outros aparelhos que utilizam altas temperaturas. Secador somente com, no mínimo, 15 cm de distância.

- O permanente-afro é um tratamento que danifica muito os cabelos, pois os submetem a dois processos químicos de uma só vez: primeiro, um alisamento, depois uma permanente com auxílio de bigoudins. Além disso, deve ser feito de três em três meses e exige um alto custo de manutenção devido ao número de produtos utilizados.


 10 dicas, para deixar seus cachos lindos, definidos e perfeitos para você arrasar


1- Aplique mousse em todo o cabelo com a mão côncava e amasse para definir os cachos. Deixe secar naturalmente.
2-Aplique a mousse em todo o cabelo e faça o uso do difusor. Coloque o cabelo dentro do difusor, aquecendo mecha por mecha até secar todo o cabelo. Resultado: cabelo com volume controlado e cacho definido.
3-Use um bom ativador de cachos com o cabelo semi-seco. Isso vai deixá-lo totalmente definido.
4-Com o cabelo seco aplique leave-in e faça o cacho com o próprio dedo. Depois borrife água no cabelo e siga amassando os fios até eles ficarem do jeito que gosta.
5-Cachos também podem ser feitos com bigoudis de borracha: separa-se os cabelos mecha por mecha, borrife os fios com água e enrole o cabelo na peça, ou seja, em cada bigoudis, espere secar e retire peça por peça desenrolando o cabelo com as maõs. Para finalizar aplique fixador se achar necessário.
6-Quem tem cachos já definidos, procure tratá-los fazendo reconstrução uma vez no mês e hidratação a cada 15 dias. Dica: reconstrução à base de água e óleo.
7-Cachos ativados pelo calor com baby-liss: com o cabelo seco e natural separe pequenas mechas, depois fixe com fixador.
8-Mechas no palito: pegue uma mecha do cabelo e enrole-a no palito. Depois com o secador aqueça o cabelo. Espere esfriar e desenrole cada mecha do cabelo. Dica: prepare o cabelo antes com uma mousse.

9-Cachos sem definição: a dica é ativá-lo com ativador de cachos e um pouco de gel ou ainda pode trocar o gel pelo mousse. Aplique no cabelo ainda úmido e deixe secar naturalmente.
10-Para todas: nunca abra mão de um bom tratamento reconstrutor e de produtos hidratantes. Por isso, não esqueça de uma boa linha de manutenção em casa, que deve ser composta por: xampu, máscara e leave-in.

Um comentário:

  1. Eu tenho cabelos cacheados, não faço muitas coisas para deixar eles assim, mas eu uso a linha http://www.elseve.com.br/linhas/hydra-max-flexium Já usei a linha com Colágeno mas é para quem tem cabelo mais grosso, como tenho cabelo mais fino tenho que usar a linha Flexium.

    Lembrando
    HydraMax Colágeno = para cabelo mais grosso
    HydraMax Flexium = para cabelo mais fino

    ResponderExcluir